terça-feira, 10 de maio de 2011

Como Criar um Bloco no AutoCAD

            O AutoCAD possui uma ferramenta muito útil chamada Make Block a partir desta ferramenta podemos criar blocos de desenhos feitos no AutoCAD, estes blocos são objetos que formam um conjuto no qual podemos selecionar todas as suas linhas, textos e cotas com um único clique. Os blocos podem ser utilizados em diversos desenhos sem precisar desenhá-los cada vez que abrirmos um novo arquivo. Neste tutorial iremos aprender a criar um bloco e também uma tool palette com o bloco criado, assim poderemos acessar facilmente nossos blocos sempre que desejarmos.
            Para criar um bloco primeiramente devemos escolher um desenho que será transformado em bloco, depois de escolhido o desenho devemos clicar no ícone Make Block , ao clicar neste ícone será aberta uma janela para criação de um bloco como mostra a figura abaixo.



         Nesta janela devemos escolher o nome do nosso bloco e digitá-lo no campo Name, logo após devemos clicar no ícone select objects para selecionar o objeto a ser transformado em bloco. Depois de selecionado o objeto devemos clicar em Pick point, e selecionar um ponto que será o ponto inicial do nosso bloco e estará na coordenada (0,0) do editor de bloco, este ponto que iremos escolher é o ponto onde o cursor do mouse ficará amarrado ao bloco toda vez que o bloco for inserido. Se a opção retain estiver marcada o bloco será criado e poderá ser inserido no insert block, mas nosso desenho que foi usado para criar o bloco continuará sendo apenas um desenho. Se a opção Convert to block estiver marcada, o nosso bloco será criado, ficará disponível no insert block e o desenho usado para criar o bloco também se tornará um bloco. Se a opção Delete estiver marcada, o bloco será criado e ficará disponível no insert block mas o desenho utilizado para criá-lo será automaticamente apagado. Para este tutorial iremos utilizar a opção Convert to block. A opção Scale uniformly serve para não deixar que o usuário altere a escala de um bloco com fatores de escala diferentes entre os eixos, como por exemplo dobrar o tamanho na direção x e diminuir pela metade na direção y. A opção Allow exploding significa permitir explosão, marcando esta opção poderemos explodir nosso bloco e transformá-lo em um desenho normal quando quisermos. 
          Depois de escolher as opções de criação do bloco desejadas devemos clicar em OK para finalizar nosso bloco. Como marcamos a opção convert to block, nosso desenho será convertido para um bloco. Para criarmos uma paleta de ferramentas com nossos blocos acessíveis em todos os arquivos que abrirmos devemos proceder da seguinte maneira:

Primeiramente devemos abrir a paleta de ferramentas pressionando Ctrl + 3 (o 3 do teclado numérico não funciona), logo após devemos clicar com o botão direito do mouse em uma de suas abas e selecionar new  palette como mostra a figura abaixo: 


Fazendo isso uma nova palette será criada com o nome de new palette, você pode renomeá-la e colocar o nome que desejar. Depois de criada a nova paleta, é hora de inserir o bloco que criamos nesta paleta mas para isso devemos nos certificar de algumas coisas, são elas:

* Os blocos que criamos anteriormente devem estar salvos em um arquivo, caso contrário veremos uma mensagem de erro ao tentar adicioná-lo a tool palette.

* É interessante criar um arquivo para hospedar todos os seus blocos e deixar este arquivo em um local onde o mesmo não corra o risco de ser movido ou apagado, pois a tool palette é apenas um atalho para que possamos inserir um bloco sem abrir seu arquivo de origem, se este arquivo de origem for movido ou apagado o atalho não irá funcionar. Se algum dia por engano o arquivo que hospeda os blocos for movido, cada um dos blocos deve ter seu caminho de origem atualizado clicando-se no seu ícone com o botão direito selecionando properties e na nova janela selecionando o ícone com três pontinhos no campo source file, desta forma será aberta uma janela onde devemos selecionar o novo caminho do arquivo onde o bloco está hospedado.

Para inserir o bloco na paleta de ferramentas devemos selecioná-lo e arrastá-lo para dentro da paleta, se o arquivo estiver salvo o bloco ficará na tool palette e estará disponível cada vez que abrirmos o AutoCAD sendo necessário apenas um clique no seu ícone para inseri-lo no desenho. A imagem abaixo mostra como fica a tool palette com nosso bloco inserido.
                               

13 comentários:

  1. Muito bom! Precisei criar um bloco e com as informações aqui do Blog foi moleza!
    Beijos!
    Luana

    ResponderExcluir
  2. ôh! valeu, era tudo o que eu precisava, meu professor está dando aula de cad com a versão 98, eu sou o unico que utiliza a 2010, isso esclareceu e muito!
    Valeu!
    Rafael

    ResponderExcluir
  3. AutoCAD 2012 não tem como editar bloco direto (porq acaba abrindo uma tela de edição especifica somente para o bloco) na tela do desenho que esta criando para poder utilizar referências do desenho que esta criando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explode o bloco, edita depois cria outro a partir da edição que vc fez...

      Excluir
  4. Você pode editar sem abrir o editor de bloco, para isso faça o seguinte:
    selecione seu bloco, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção edit block in-place. Na janela que abre selecione a referência e clique em ok, seu bloco irá aparecer com uma luminosidade maior que o restante do desenho que não faz parte do bloco, juntamente com esse comando surgirá uma barra de ferramentas com as opções de adicionar elementos ao bloco ou de retirar partes do bloco.

    Obrigado pela sua participação.
    Abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Estou com problema para criar blocos em alguns arquivos do meu CAD... Eu faço o comando seleciono tudo normal pick point e tudo mais... aperto o ok e o cad informa que transformou mas quando clico nos objetos eles continuam separados. Ja nao sei mais a quem recorrer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Urahara Kisuke, na verdade para criar blocos você não deve clicar pick point, e sim em select objects para selecionar os objetos que irão virar bloco, certifique-se também que a opção convert to block abaixo de select objects esteja marcada para que seu desenho vire um bloco, se você deixar a opção retain marcada, os objetos vão continuar separados porém será criado um bloco que deve ser inserido pelo comando insert block, se você deixar a opção delete marcada seu desenho será apagado mas também será criado um bloco que deve ser inserido pelo comando insert block. A opção pick point se refere ao ponto 0,0 do bloco e é muito importante pois será a posição do cursor na hora que você inserir o bloco pelo comando insert block, escolha um canto do seu bloco como pick point.

      Abraços

      Excluir
  6. Ótima dica, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir