terça-feira, 17 de maio de 2011

Como Personalizar os comandos do AutoCAD

Além do acesso de comandos pelos ícones da barra de ferramentas do AutoCAD, também podemos acessar esses comandos por meio de atalhos, como por exemplo a ferramenta Line que pode ser acessada pelo comando L+ENTER. Estes comandos podem agilizar muito nosso trabalho, mas seria ainda melhor se pudéssemos escolher as teclas de atalho que melhor nos adaptamos para os comandos que mais utilizamos. A notícia boa é que isto é possível no AutoCAD e neste tutorial iremos aprender como fazer.

Primeiramente devemos encontrar o arquivo onde estão gravados todos os comandos do AutoCAD,  para isto devemos clicar na aba tools, no campo customize e por último selecionar a opção Edit Program Parameters (acad. pgp). 

                                     

Fazendo isso será aberta uma janela do bloco de notas do windows com a listagem de todos os comandos do AutoCAD. Para personalizar um comando você deve procurá-lo e substituir sua tecla de atalho pela tecla de atalho desejada, após fazer isto deve salvar o arquivo do bloco de notas, fechar o AutoCAD e abrí-lo novamente para que as modificações sejam reconhecidas pelo software. (é importante fazer um backup do arquivo original antes de fazer a alteração)

Exemplo: Queremos mudar o atalho do comando copy que é (co) para (c), para isto iremos abrir o arquivo  que contém as informações de comandos do AutoCAD e substituir (co) por (c), devemos lembrar que o comando (c) é a tecla de atalho para o comando circle no AutoCAD então teremos que alterá-lo também, neste exemplo iremos alterá-lo para (ci). Depois de alteradas as teclas de atalho devemos salvar o arquivo, fechar o AutoCAD e abrí-lo novamente para que as modificações tenham efeito.

16 comentários:

  1. Apos modificar o comando no customize, ao inves de fechar o programa e abri-lo novamente existe um comando que ja deixa valendo os comando modificados..nao consigo me lembrar qual é.saberia me informar?

    Grata,
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula,
      o comando é o REINIT e basta selecionar a opção PGP file

      Excluir
  2. Você pode usar o comando "aliasedit". Onde ao abrir uma janela do CAD você deve clicar em "add". No primeiro campo você deve inserir o atalho que você quer para algum comando do AutoCAD e no outro você identifica este comando na lista de comandos existente.

    ResponderExcluir
  3. Instalei o autocad 2010 e quando vou editar um texto abri o bloco de notas. Tenho como auterar isso, pois no autocad 2007 nao era assim.

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi isso acontecer no AutoCAD Vanessa, provavelmente seja algum erro. Tens certeza que abre o bloco de notas? não é o editor de texto ou a linha de comando?

      Excluir
    2. Vanessa, é assim mesmo. Vc abre o bloco de notas, altera, cria o comando que vc quiser, salva e fecha. Lembrando que deve criar/alterar o comando exatamente como estão os outros, como por exemplo:
      3A, *3DARRAY
      3DMIRROR, *MIRROR3D
      3DNavigate,*3DWALK
      3DO, *3DORBIT
      3DW, *3DWALK
      3F, *3DFACE
      3M, *3DMOVE
      3P, *3DPOLY
      3R, *3DROTATE
      A, *ARC
      AC, *BACTION
      ADC, *ADCENTER
      AECTOACAD, *-ExportToAutoCAD
      AA, *AREA
      AL, *ALIGN
      3AL, *3DALIGN
      AP, *APPLOAD
      AR, *ARRAY

      Ou seja, as teclas de atalho, vírgula, espaços, asterisco, nome do comando.

      depois que salvar e fechar, digite reinit.

      é isto aí!!

      Ricardo Godoy

      Excluir
    3. Obrigado pela sua participação Ricardo. Com relação a sua dúvida Vanessa, primeiramente eu entendi que quando você tenta editar um texto normalmente no AutoCAD, ele abria o bloco de notas, se for isso mesmo, eu ainda não vi acontecer, como eu disse no comentário acima. Agora se sua dúvida era sobre personalizar os comandos do AutoCAD, a história é outra, ai se você fizer os procedimentos da postagem acima realmente vai abrir um arquivo do bloco de notas com os comandos do exemplo que o Ricardo comentou, nesse bloco de notas você vai alterar a tecla ou teclas de atalho do comando que você desejar, salvar e fechar o arquivo e ai usar o comando reinit para que as alterações dos comandos tenham efeito sem reiniciar o AutoCAD.

      Excluir
  4. Meu AutoCAD acontece a mesma coisa que a Vanessa descreveu.
    No meu quando vc cria ou edita o texto abre o bloco de notas.

    Meu CAD é 2012

    Se souber como resolver o problema fico muito agradecido!

    Valeuuu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e a Vanessa podem tentar o seguinte: digitar na linha de comando MTEXTED e então digitar um . e pressionar enter. Depois de fazer isso tente editar o texto novamente e vejam se funciona. Postem aqui o resultado pode ser útil para outras pessoas, um grande abraço e obrigado pela participação.

      Excluir
    2. OPA!!! Problema resolvido, após o comentário acima, fiz o procedimento:
      Tools; Opitions; Profiles; Reset

      Pronto!!! Voltou ao normal... Valeu pelas dicas!!!

      Att,

      Andrade Jr

      Excluir
    3. OPA funciono para mim tmb brigadão ai

      Excluir
  5. Para mim funcionou, mas todas a vezes que abro o arquivo no CAD tenho que fazer a mesma coisa...

    ResponderExcluir
  6. Eu também estava com esse problema no autocad 2013. Para mim também deu certo este comando.

    ResponderExcluir
  7. Eu queria configurar um atalho para o comando Break at Point, só que ele só pode ser acessado no ícone e não tem nenhum atalho no teclado para ele... Alguém sabe como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente utilizar o conteúdo do tutorial acima para configurar o atalho, se não conseguir poste suas dúvidas. Com o tutorial acima você consegue criar os atalhos no teclado.

      Excluir