sexta-feira, 20 de maio de 2011

Importar tabela do Excel para o AutoCAD

Ao longo de suas versões, o AutoCAD vem melhorando suas opções de criação de tabelas, mas como este software não tem a criação de tabelas como principal finalidade, ainda é melhor usar um programa específico para fazer este trabalho e depois inserir o resultado final no AutoCAD. Atualmente o excel é o software mais utilizado para a criação de planilhas e tabelas, devido a sua grande quantidade de opções e facilidade para utilização. Neste tutorial iremos aprender a importar para o AutoCAD planilhas feitas no excel, de modo que quando as mesmas forem editadas no excel haja uma atualização no AutoCAD e vice-versa.
O primeiro passo é escolher a planilha a ser importada para o AutoCAD, esta planilha deve estar salva para que o AutoCAD possa criar um vínculo entre o arquivo .dwg e o arquivo .xls. Depois de definida a planilha devemos clicar no ícone table ou pressionar TB+ENTER para acessar a janela de inserção de tabela. Fazendo isso será aberta uma janela como a da figura abaixo.



Nesta janela devemos escolher a opção From a data link e clicar no ícone que parece um conjunto de quatro células com uma corrente  à direita desta opção. (a opção que vem pré-selecionada quando abrimos o comando table é Start from empty table) Na nova janela que foi aberta devemos clicar em creat a new Excel data link e escolher um nome para o vínculo de dados, fazendo isso uma nova janela será aberta onde iremos clicar no ícone que se encontra à direita do browse for a file e então selecionar o arquivo de dados do excel. Com o vínculo criado agora devemos selecionar o intervalo de células que queremos importar para o AutoCAD, para isto devemos marcar a opção Link to range e especificar o intervalo de células que iremos importar, neste exemplo o intervalo vai da célula A1 até a célula M19, então devemos digitar A1: M19 como mostra a figura abaixo.

Depois de feito isso clique em OK e escolha o ponto onde irá inserir a tabela e pronto... Inserimos nossa tabela do excel no AutoCAD. Toda tabela importada por este método tem um vínculo de dados com seu respectivo arquivo do excel, desta maneira podemos atualizar as alterações feitas no excel  para o AutoCAD. Para fazer estas atualizações devemos clicar em qualquer uma das células e na barra de ferramentas que irá aparecer clicar no ícone Download changes from source file como mostra a imagem abaixo. Fazendo isto todas as modificações feitas no excel serão atualizadas no AutoCAD.


Para poder editar uma célula de nossa tabela devemos selecionar esta célula, clicar no ícone loking e selecionar a opção unlocked, assim a célula estará desbloqueada e poderá ser editada.


34 comentários:

  1. Doido, muito obrigado! :D :D:D:D:D:D:D:D:D:D
    Você me livrou de um pepino

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde;
    Eu tenho um projeto de uma Tesoura Metálicas, com todas suas peças em 3D e devidamente separadas por camadas.
    Criei uma planilha excel com colunas (itens, Quant, material, medida.
    Gostaria de saber se tenho que discriminar nas células cada informação, para então depois de concluida importar para o projeto como por exemplo acima da legenda. Ou ela é preenchida automaticamente como no Inventor (por exemplo)?

    ResponderExcluir
  3. Olá, você não precisa ter adicionado todas as informações nas células para depois importar para o AutoCAD, você pode adicionar o que quiser no excel e até mesmo alterar o que já fez. Para fazer isso siga os passos que descrevi acima, altere toda a sua tabela do excel e depois clique no ícone Download changes from source file, ao fazer isso você estará atualizando a tabela do AutoCAD com o que você tem salvo no seu arquivo do excel, mas lembre-se você deve alterar o arquivo do excel e logo após salvar o mesmo para que as atualizações tenham efeito no AutoCAD.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este metódo, tbm estamos utilizando.
    Contudo temos um problema na hora de inserir a tabela no autocad ou qdo a modificamos.
    Porque não conseguimos definir que a tabela venha com os tamanhos corretos de texto, de altura de linha, largura da coluna... Até criamos um estilo de tabela contudo quando usamos a função de link com o excel a tabela vem como o AutoCad quer... não obedece o q foi estabelecido.
    Dessa forma toda vez q inserimos ou modificamos temos q ajustar os tamanhos na "mão"...
    Sabe se tem alguma forma mais automática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é um dos problemas de se inserir uma tabela com vínculos do Excel para o AutoCAD. Podemos notar que quando escolhemos a opção from a data link (primeira imagem da postagem) a opção table style fica apagada, o que significa que não são considerados os estilos de tabela. Não conheço nenhuma forma de escolher os tamanhos de letra, linhas e colunas quando se importa uma tabela do excel, acredito que nem seja possível. O que eu faço em meus projetos é uma relação entre a altura de texto gerada na tabela e a altura de texto que eu desejo, por exemplo, se foi gerado um texto com altura de 0.50 e eu quero um texto com altura de 0.10: 0.10/0.50 = 0.20 que corresponde ao fator de escala que eu devo dar para obter um texto com altura 0.10. As alturas de linhas e larguras de colunas não ficam no tamanho que queremos, mas geralmente o texto se ajusta bem dentro delas. Por experiência própria é bom deixar o texto com bastante folga no espaço horizontal, ou seja, deixar a coluna com espaço sobrando para o texto, pois ao importar para o AutoCAD as colunas diminuem um pouquinho o que faz os textos ocuparem mais uma linha na tabela. Estou resolvendo este problema dessa forma, acho que não atrapalha muito, só seria problema se eu tivesse que respeitar alturas de linhas e colunas na tabela, não sei se é seu caso.

      Obrigado pela sua Participação!

      Excluir
  5. MUITO PAW A EXPLICACAO!!! EU CRIEI UMA "PLANILHA", QUE NO CASO FORAM LINAS E COLUNAS COM NUMEROS, NO AUTOCAD. TEM COMO EXPORTAR ESSA PLANILHA PARA O EXCEL?? VALEUUUUUUU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode exportar a tabela do AutoCAD para o excel de uma maneira muito simples, porém esta tabela não terá a mesma formatação que tem no AutoCAD. Para fazer isso basta selecionar a tabela que você criou no AutoCAD, clicar com o botão direito do mouse sobre ela e selecionar a opção exportar. Fazendo isso irá abrir uma janela onde você irá salvar um arquivo no local desejado, este arquivo tem a extensão .csv e pode ser salvo onde você preferir. Depois de salvar este arquivo vá até o local onde você o salvou e abra-o clicando duas vezes sobre ele, assim o excel abrirá com os valores presentes na tabela que você criou no AutoCAD, porém sem nenhuma formatação e tamanho de linhas e colunas mantidos.

      Excluir
    2. Oi Maurício,

      Fantástica sua ajuda! Obrigada, você não faz ideia de quanto precisava de uma mão assim! Mas estou com um pequeno probleminha, quando seleciono minha tabela no autocad (faço linhas e preencho dados)e clico na opção Export não vem com a extensão .csv.
      Será que é devido eu não ter a tabela e sim um desenho dela?
      Aguardo retorno e muito obrigada!
      Um abraço,
      Márcia

      Excluir
    3. Fantástica sua ajuda! Obrigada!
      Mas estou com dificuldades em exportar a tabela, sempre tive o costume de "desenhar" e não montar uma. Será este o problema? Quando tento exportar não vem a extensão .csv
      Poderia me orientar?
      Obrigada!!

      Excluir
    4. Olá Márcia, para você poder exportar uma tabela do AutoCAD para o excel você precisa ter feito ela com o comando tabela, se você desenhar a tabela com linhas ela será interpretada como um simples desenho pelo AutoCAD. Utilize o comando tabela e tente novamente qualquer dúvida poste aqui, caso precise de ajuda com tabelas no AutoCAD.

      Abraços

      Excluir
  6. Caramba nota 10
    Parabéns Mauricio !!!

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS MUITO BOM MESMO!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi pessoal, tenho um problema, se puderem ajudar desde já agradeço.
    Trabalho na SAFRE, estudos e projetos, e estamos com muito trabalho para o brasil e lá eles pedem q os desenhos de estruturas tenham a armadura identificada sequencialmente e uma tabela com os diametros (bitola) do ferro, quantidade, peso etc..
    Ora bem, eu criei uma tabela com fields q le o comprimento do objecto (ferro) e em outra celula pus uma formula q soma as varias celulas e me apresenta o peso total. Como não consigo trabalhar com todas as funcionalidades nas tables como no excel, eu pergunto se alguem sabe como posso fazer links ou fields de objectos (Pline - Length) para uma folha de excel ou oleobject inserido no modelspace do autocad?
    Obrg
    JPrecatado

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Bom dia Mauricio, to com um probleminha na formatação das casas decimais. No excel está formatado como número, duas casas decimais, porém quando importo para o cad seguindo os procedimentos acima, os números não apresentam as casas decimais. O mais estranho é que importei três tabelas e apenas duas apresentou este defeito com a formatação das casas decimais, a outra ficou ok. Me ajudem por favor!

      Abraço

      Excluir
    2. Consegui resolver o problema das casas decimais mudando o caractere de separação no excel. Opções > Avançadas > Muda o separador ( tirar virgula, coloca ponto). Pois o separador decimal do autocad é o ponto e não a vírgula. Abraço

      Excluir
    3. Obrigado pela participação Bruno e também por colocar sua dúvida e a resposta aqui, desta forma se mais alguém tiver este problema, o mesmo estará respondido.

      Abraços

      Excluir
  10. NOSSSSSSSSSSSSA, MUITISSIMO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  11. excelente dica, parabéns!!! para resolver a formatação basta configurar as propriedades da tabela no próprio autocad (mo).

    ResponderExcluir
  12. existe alguma forma de se fazer um vinculo no qual, quando eu fizer uma alteração na tabela do autocad a tabela do excel consiga atualizar os dados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quando você importa a tabela do excel é criado um vínculo com o AutoCAD e quando você altera a tabela no excel você pode atualizá-la no AutoCAD clicando no ícone Download changes from source file, ao fazer isso você estará atualizando a tabela do AutoCAD com o que você tem salvo no seu arquivo do excel, mas lembre-se você deve alterar o arquivo do excel e logo após salvar o mesmo para que as atualizações tenham efeito no AutoCAD. Da mesma forma você pode alterar a tabela no AutoCAD e atualizar os dados no excel.

      Excluir
  13. Olá Mauricio, meu Excel é Starter 2012 e não consigo passar da etapa (create a new Excel data link).

    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto já aconteceu comigo também, tive que reinstalar o excel, creio que o problema não seja a versão do excel.

      Excluir
  14. Parabéns pelo blog, realmente muito bom.

    Bom estou com um probleminha e gostaria de ajuda. É o seguinte: faço todos os passos para inserir a tabela do excel no autoCad, porem no ultimo passo clico em Ok para finalizar e não acontece nada, ou seja, a finalização do processo não é concluída. Meu autocad é o 2013.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve o arquivo do excel que você quer importar e feche-o, tente importar novamente após fechá-lo. Tente fazer isto se não conseguir volte a postar aqui e tentaremos outras opções.

      Excluir
  15. Quero saber como importar do CAD para o Excel;... To endoidando aqui... Ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  16. Olá!!

    Na verdade já segui todos os passos aqui sugeridos e foram me muito úteis.
    Contudo estou com dificuldades em fazer alterações na tabela já linkada no autocad e actualizar no excel,o contrario consigo. Mas precisava era mesmo, de passar o dados do autocad para o excel.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  17. MUITO BOM MESMO!

    Tudo bem explicadinho e eficaz! Parabéns.

    ResponderExcluir
  18. show de bola! me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  19. Muito bom, era exatamente o que eu estava procurando e muito bem explicado.

    Parabéns e muito obrigado!

    ResponderExcluir