terça-feira, 26 de abril de 2011

Fator de escala em apenas um eixo no AutoCAD

      Frequentemente nos deparamos com situações em que precisamos alterar escalas de desenhos, o AutoCAD possui o comando Scale que é destinado justamente a alterar o tamanho de objetos em nosso desenho apartir de um fator de escala dado. Mas e se quisermos aumentar ou diminuir a escala de um desenho em apenas um eixo, o que devemos fazer? 

       Na área da engenharia diversas vezes nos deparamos com situações que exigem desenhos com duas escalas diferentes. Um exemplo disso são os perfis de corte e aterro ou até mesmo os perfis longitudinais e transversais de estradas. Em perfis longitudinais de estradas, por exemplo, se for mantida a mesma escala para a distância longitudinal do terreno e para a altura das cotas, a altura do terreno se tornará insignificante se comparada com o comprimento da estrada. Para um melhor detalhamento da altura das cotas de um terreno em um perfil longitudinal usam-se geralmente escalas de 1: 100 e 1:1.000 ou 1:200 e 1:2.000 para as cotas e distâncias respectivamente. As escalas podem ser maiores ou menores dependendo do tamanho do desenho, e a relação entre escalas deve ser tal que as alturas possam ter significância se comparadas com a distância longitudinal.
         O comando Scale do AutoCAD não é capaz de modificar o tamanho de um desenho em apenas uma dimensão, quando usamos este comando ele altera proporcionalmente as medidas de um objeto. Para alterar as dimensões de um objeto em apenas um eixo devemos seguir os seguintes passos:

1° Passo: Deve-se criar um bloco com o objeto que queremos modificar a escala. Ao criar este bloco devemos  observar na janela Block Definition se a opção Scale uniformly esta desmarcada, se não estiver, devemos desmarcá-la pois se esta opção estiver marcada ela nos impedirá de alterar o desenho em apenas um eixo.



2° Passo: Após a criação do bloco é hora de modificar a escala do desenho. Para isto devemos selecionar o bloco, clicar com o botão direito e selecionar a opção properties. Fazendo isso será aberta uma janela como a da figura abaixo. Nesta janela podemos observar na aba Geometry os campos Scale X,  Scale Y e  Scale Z, nestes campos iremos colocar os valores do fator de escala para cada eixo da figura. Se quisermos dobrar o tamanho do bloco no eixo X devemos digitar o valor 2 no campo Scale X, se quisermos reduzir o tamanho do bloco pela metade no eixo X devemos digitar o valor 0.5 no campo Scale X. O valor digitado nos campos Scale será multiplicado pelas medidas atuais do desenho.





8 comentários:

  1. Obrigado pelo tutorial muito bom mesmo, resolveu o meu problema geral...

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimo obrigado Mauricio, não sabe o qto isso me ajudou.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Muitíssimo obrigado. Não sabe o qto me ajudou.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Valeu mesmo Mauricio.
    Faz algúm tempo que estou tentando resolver esse problema.
    agora com seu tutorial ficou facílimo.
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo..... Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  6. MAS QUE BELEEEZA! MEUS PROBLEMAS SE ACABARAM! VALEU!

    ResponderExcluir