terça-feira, 19 de abril de 2011

Como Criar um Estilo de Plotagem

A impressão de projetos corresponde a última fase de um projeto, mas não é por este motivo que se torna menos importante. A correta configuração de penas é fundamental para uma boa apresentação do projeto, deste modo deve-se dar uma atenção especial também a esta etapa. Neste tutorial será mostrado como configurar um Estilo de Plotagem no AutoCAD, para que não seja preciso efetuar a configuração toda vez que um projeto for plotado.



Para criar um estilo de plotagem devemos clicar no ícone plot... ou presionar CRTL + P, fazendo isso será aberta uma janela para configurarmos uma plotagem como podemos ver na figura abaixo.


Nesta janela devemos clicar em None e escolher a opção New... para iniciar a criação de um estilo de plotagem. Ao clicar em New será aberta uma nova janela como a da figura abaixo, onde iremos selecionar a primeira opção (Start from scratch) para começar do zero nosso plot style.


Depois de selecionarmos start from scratch, será aberta outra janela que servirá para a criação de um nome para o estilo de plotagem, como mostra a figura abaixo.

     

Depois de fornecermos o nome do plot style ao autocad, devemos clicar em next e seguir para o proxímo passo. Clicando em next, será aberta uma janela como a da figura abaixo onde devemos clicar em Plot Style table Editor ... para editar as configurações do nosso plot style.



Agora iremos configurar nosso estilo de plotagem apartir da janela da figura abaixo escolhendo as cores, espessuras de linha e acabamentos de suas extremidades. 

Color: Na opção color você pode escolher a cor de impressão, a color 1 por exemplo, pode ser impressa com a color 01 (vermelho) ou com qualquer uma das outras cores existentes no AutoCAD.

Dither: Ativa a aproximação de cores por pontilhamento, desta forma tem-se a impressão de plotar mais cores do que as disponíveis no índice de cores do AutoCAD.

Grayscale: Plotar em tons de cinza.

Pen # : Especifica um número de caneta que será reconhecido por plotadoras que utilizam este processo de plotagem.

Virtual pen #: especifíca número de caneta entre 1 e 255.

Screening: Especifica uma configuração de intensidade da cor, que determina a quantidade de tinta colocada no papel durante a impressão.

Linetype: Especifica um tipo de linha.

Adaptive: Ajusta a escala do tipo de linha.

Lineweight: Especifica uma espessura de linha.

Line end Style: Estilo de acabamento da extremidade da linha.

Line join Style: Estilo de acabamento na união entre linhas.

Fill Style: Estilo de preenchimento

Edit Lineweigths: Permite editar uma espessura de linha, não permite a criação de uma nova espessura apenas a edição de uma espessura existente.

Save As: Permite salvar um arquivo .ctb onde ficarão todas as informações do estilo de plotagem que você criou, através deste arquivo será possível abrir seu estilo de plotagem  em outros computadores.

                    

5 comentários:

  1. Muito bom! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE, QUANDO TENTO COLOCAR STYLE 01, APARECE UMA MENSAGEM O SISTEMA NAO PODE ENCONTRAR O CAMINHO ESPECIFICADO, SERA QUE VC PODERIA ME AJUDAR

    ResponderExcluir
  3. Se você fez tudo como está no tutorial não pode haver erro. Erros desse tipo que você descreveu são comuns quando o software não foi corretamente instalado, veja a mensagem "o sistema não pode encontrar o caminho especificado", no meu entendimento, o software não possui o caminho necessário para executar este comando. Tente executar este comando em um outro computador da mesma forma e irá comprovar o problema.

    ResponderExcluir
  4. Eu particularmente prefiro configurar direto tudo nos layers
    acredito ser mais pratico o que vocês preferem?

    ResponderExcluir
  5. Funciona bem também, mas a diferença é que cada vez que você cria um novo arquivo tem que configurar as penas nos layers e com um arquivo .ctb configurado você só precisa escolher o estilo de plotagem na hora de plotar. Se você gosta de configurar nos layers, uma dica é criar um arquivo padrão com os as penas configuradas nos layers dai fica bem prático, só irá precisar configurar os layers que adicionar a mais.

    Abraços

    ResponderExcluir