domingo, 15 de julho de 2012

Como criar uma porta Dinâmica Parte 1

Já vimos como criar blocos em postagens anteriores, agora iremos melhorar os nossos blocos a fim de automatizar tarefas e aumentar a nossa produtividade. Começaremos o estudo de blocos dinâmicos com a criação de uma porta dinâmica. Portas são objetos muito utilizados em desenhos arquitetônicos, as portas podem ter diversos tamanhos e estar em diversas posições em relação ao desenho, neste tutorial veremos como melhorar o bloco de uma porta transformando-a em uma porta dinâmica com as opções de espelhar, rotacionar e modificar o seu tamanho com apenas um ou dois cliques, dependendo do comando. Este tutorial é bastante extenso e por isso será dividido em 3 partes.


1°Passo - Para a criação de uma porta dinâmica devemos ter um bloco simples de uma porta. Para quem não sabe como criar um bloco sugiro que veja esta postagem do CADBlog Como Criar um Bloco no AutoCAD

2°Passo - Depois de criado o bloco da porta podemos começar a adicionar funções dinâmicas a ele. Para fazer  a edição de um bloco e torná-lo um bloco dinâmico devemos entrar no editor de bloco, para fazer isto é só selecionar o bloco, clicar com o botão direito sobre ele e selecionar a opção block editor ou editor de bloco no AutoCAD em português. Fazendo isso o AutoCAD irá abrir uma nova janela onde iremos encontrar o nosso bloco de uma forma editável e também uma paleta de ferramentas com diversas opções, está paleta só é encontrada no modo editor de bloco pois é específica para a criação de blocos dinâmicos. 

3°Passo - No terceiro passo iremos inserir um parâmetro ao nosso bloco. O parâmetro que iremos adicionar criará um ícone que ficará fixo ao nosso bloco e servirá para que possamos acionar os comandos dinâmicos do bloco, vamos a ele então; 
  • Note que na aba parâmetros existem diversos ícones e entre eles há um chamado Flip, este será o primeiro parâmetro que iremos adicionar a nossa porta (1°). Para adicioná-lo clique sobre ele, note que o cursor do mouse mudou e que há a seguinte mensagem ao seu lado: Specify base point of reflection line or. Isto significa que devemos criar um eixo no qual o bloco será espelhado, para isto clique novamente em um ponto, este ponto será o ponto fixo do comando Flip (espelhar), é interessante que este ponto fique no meio do objeto (2°), como mostra a figura a seguir:


Depois de selecionado o ponto base de espelhamento, devemos criar um eixo na horizontal para que a porta seja espelhada a partir deste eixo. Para fazer isso posicione o mouse a direita da porta alinhado com o ponto onde você clicou anteriormente e certifique-se de que surgiu uma linha azul pontilhada na horizontal, se isso aconteceu clique uma vez para adicionar a linha e outra vez escolhendo a posição da nomenclatura do comando. Para entender melhor veja a figura abaixo:


Depois de criado o eixo horizontal de espelhamento deve-se fazer o mesmo usando a linha de referência e criando um eixo vertical, como mostra a figura a seguir:


O primeiro clique logo após a seleção do parâmetro flip deve ser no local indicado na figura acima, pois se for na mesma posição que o anterior pode haver conflito na hora de espelhar depois que a porta estiver pronta. Deve-se assegurar que o eixo de espelhamento ficou na vertical e ai sim fazer o clique.


  • Agora que já criamos o parâmetro Flip de espelhamento, devemos criar a ação espelhar para que o comando funcione efetivamente. Para fazer isso devemos clicar na aba Actions da barra de ferramentas e escolher o comando Flip. Para ativar a ação devemos clicar sobre o parâmetro (texto "Flip state 1") e depois selecionar todo o objeto. Feito isso para o parâmetro 1 repita para o passo para o parâmetro 2. Depois de prontos estes passos a porta ficará de acordo com a figura abaixo:


Para sair do editor de bloco devemos clicar em close block editor e escolher a opção salvar. Agora na tela normal do AutoCAD, se clicarmos no bloco ele terá o aspecto da figura a seguir:


Para utilizar os comandos dinâmicos que criamos basta clicar nas setas azuis que a porta será espelhada com um único clique. Este é o primeiro comando dinâmico adicionado a porta, nas duas próximas postagens  serão apresentados os comandos de rotação e de visibilidade sendo que com este último podemos modificar o tamanho da porta com apenas dois cliques. 

Aguardem as partes 2 e 3 deste tutorial... 






4 comentários:

  1. Ae Maurício, excelente dica!

    Abçs e paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Milton, assim que puder irei concluir este tutorial!

      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Como trata-se de um bloco, ele pode ser ANNOTATIVE.
    Há como regular o estado de vsibilidade de acordo com a escala de annotative?

    ou seja,

    Tem como usar na escala annotative 1:200 e os batentes da porta ficarem invisíveis, e o mesmo bloco em uma outra viewport com escala 1:50 ficar com os batentes visíveis?

    ResponderExcluir