A cota linear não funciona na hora de cotar um desenho em perspectiva isométrica, pois a cota linear só pode ser usada em um ângulo reto. Para cotar um desenho em perspectiva isométrica devemos usar a cota alinhada, clicando na aba Dimension e logo em seguida em Aligned, depois disso é só clicar nos dois pontos que queremos obter a medida da cota e pronto, a cota estará pronta em um ângulo paralelo ao do desenho.
sábado, 30 de abril de 2011
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Mover um ponto para a coordenada 0,0 no AutoCAD
Mover um desenho ou um ponto qualquer para a coordenada 0,0 do AutoCAD é muito simples. Este procedimento que vamos ver serve para mover qualquer objeto para qualquer coordenada do AutoCAD que digitarmos. Primeiramente devemos selecionar o objeto que queremos mover para uma coordenada x,y, logo após devemos selecionar o comando mover e selecionar um ponto de referência o qual será transportado para a coordenada que escolhermos. Depois de selecionado o ponto de referência devemos digitar #0,0 para mover nosso ponto de referência para a coordenada 0,0, por exemplo - "se o dynamic input (F12) estiver acionado, se o dynamic input estiver desligado basta usar 0,0 sem o "#". O uso de # na frente das coordenadas serve para dizer para o AutoCAD que o valor que será digitado não será a distância a deslocar o objeto e sim a posição para onde o objeto será movido no caso de o dynamic input estar acionado.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Momento de Inércia e Características Geométricas no AutoCAD
Como todos sabem, toda figura tem suas características geométricas como por exemplo, área, perímetro, centróide, momentos de inércia e etc. Para algumas figuras, encontramos facilmente suas características geométricas através de simples cálculos, mas para figuras mais complexas com grande quantidade de curvas e irregularidades se torna muito mais difícil de encontrar tais características pois são necessários cálculos de área utilizando integrais.
O AutoCAD pode auxiliar a encontrar as características geométricas de qualquer figura "fechada" independente de sua complexidade e é isso que vamos aprender a seguir:
terça-feira, 26 de abril de 2011
Fator de escala em apenas um eixo no AutoCAD
Frequentemente nos deparamos com situações em que precisamos alterar escalas de desenhos, o AutoCAD possui o comando Scale que é destinado justamente a alterar o tamanho de objetos em nosso desenho apartir de um fator de escala dado. Mas e se quisermos aumentar ou diminuir a escala de um desenho em apenas um eixo, o que devemos fazer?
terça-feira, 19 de abril de 2011
Como Criar um Estilo de Plotagem
A impressão de projetos corresponde a última fase de um projeto, mas não é por este motivo que se torna menos importante. A correta configuração de penas é fundamental para uma boa apresentação do projeto, deste modo deve-se dar uma atenção especial também a esta etapa. Neste tutorial será mostrado como configurar um Estilo de Plotagem no AutoCAD, para que não seja preciso efetuar a configuração toda vez que um projeto for plotado.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Perspectiva Isométrica no AutoCAD
A perspectiva do tipo isométrica é um caso particular de projeção cilíndrica ortogonal. Este tipo de perspectiva possui três faces oblíquas ao plano de trabalho inclinadas a 30° da horizontal e tem a característica de manter suas medidas em verdadeira grandeza ISO = mesma MÉTRICA = Medida.
Para facilitar a criação de desenhos em perspectiva isométrica o AutoCAD possui a opção ISOMETRIC SNAP que ao ser selecionada altera os eixos de desenho do AutoCAD facilitando e agilizando a criação de desenhos em perspectiva. As perspectivas isométricas são utilizadas frequentemente em estereogramas de instalações hidrosanitárias.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Importar Coordenadas de Pontos Para o AutoCAD
O AutoCAD nos oferece uma infinidade de comandos e opções, quando não estamos satisfeitos com os comandos e precisamos automatizar tarefas podemos utilizar as outras opções de trabalho oferecidas pelo Software. Digitar coordenadas de pontos pode parecer tarefa fácil, mas pode se tornar uma tarefa difícil e árdua se a quantidade de pontos for infinitamente grande. Para resolver este problema podemos usar os scripts e criar um arquivo .scr que faça esta tarefa por nós, ficando a nosso cargo apenas o trabalho de copiar e colar as coordenadas de um arquivo do excel ou de algum software de topografia para um arquivo .txt.
TUTORIAL - Como configurar um arquivo padrão no AutoCAD
Para que o AutoCAD atenda as nossas exigências na hora de fazer um projeto, é necessário submetê-lo a diversas configurações a fim de deixá-lo da maneira que gostamos de trabalhar. Configurar o AutoCAD pode se muito fácil para quem está habituado a fazê-lo, mas torna-se muito cansativo fazer a mesma configuração toda vez que abrimos um novo arquivo. Neste tutorial iremos aprender a configurar alguns comandos do AutoCAD e também a criar um Arquivo padrão já configurado, para que não seja necessário configurar o software novamente a cada arquivo novo que abrirmos.
Assinar:
Postagens (Atom)